O movimento na aprendizagem

Resumo

Curso: O movimento na aprendizagem

Valor: 78€ (isento de IVA) 
Condições especiais para grupos e entidades empresariais. 

Duração: 12 horas (sessões síncronas e assíncronas)

A realização da ação está condicionada ao número mínimo de oito formandos.

Formação certificada

Enquadramento

O movimento é essencial para o desenvolvimento pleno da criança. Desde o nascimento, que a criança utiliza o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas que a rodeiam. Estas, utilizam o movimento como meio para expressar as suas emoções e os seus pensamentos.

O contexto escolar deve criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, que explore o ambiente físico, social e que ultrapasse os desafios. 

Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Conhecer as vantagens do movimento na relação direta com a aprendizagem;
  • Identificar ferramentas e ações capazes de promover a autonomia e a integração social das crianças;

Objetivos Específicos:

  • Organizar e estruturar espaços de sala de aula e espaços lúdicos/exterior da escola
  • Dinamizar atividade de concentração e foco;
  • Enfatizar a atividade física no desenvolvimento social e de aprendizagem efetiva;
  • Elaborar guiões de dinamização de sessões/aulas/momentos de promoção da concentração e/ou foco.

Conteúdos

Módulo I – Espaço Escolar

  • Como organizar a sala
  • Como organizar o espaço exterior
  • Equipamentos e mobiliário

Módulo II – Estratégias de dinamização dos espaços

  • Processo de organização do espaço educativo;
  • O desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica, na aprendizagem e no raciocínio;
  • O relacionamento interpessoal (comunicação e diálogo), o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência).

Módulo III – Psicomotricidade no desenvolvimento infantil

  • Aptidões da criança com  o corpo, equipamentos e seus pares;
  • Noção de movimento e ritmo usando o corpo e instrumentos;
  • Concentração e movimento rítmico e coordenação.

Módulo IV – Desenvolvimento da concentração e foco

  • Oxigenação do cérebro e concentração;
  • Foco e objetividade no raciocínio;
  • Aprendizagem e crescimento intelectual;
  • Atividade física como motor de integração.

Organização do Curso

Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;

Metodologia Pedagógica:

  • Curso com tutoria ativa;
  • Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
  • Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
  • Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
  • Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.

Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle

Destinatários

  • Educadores de infância;
  • Professores;
  • Público em geral.

Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

Escolha o seu curso online e comece já a aprender!

Após o registo irá receber no seu email as instruções para efetuar o pagamento.

Tem dúvidas? Contacte-nos e nós ajudamos.