Resumo
Curso: O movimento na aprendizagem
Valor: 78€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais.
Duração: 12 horas (sessões síncronas e assíncronas)
A realização da ação está condicionada ao número mínimo de oito formandos.
Formação certificada
Enquadramento
O movimento é essencial para o desenvolvimento pleno da criança. Desde o nascimento, que a criança utiliza o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas que a rodeiam. Estas, utilizam o movimento como meio para expressar as suas emoções e os seus pensamentos.
O contexto escolar deve criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, que explore o ambiente físico, social e que ultrapasse os desafios.
Objetivos
Objetivos Gerais:
- Conhecer as vantagens do movimento na relação direta com a aprendizagem;
- Identificar ferramentas e ações capazes de promover a autonomia e a integração social das crianças;
Objetivos Específicos:
- Organizar e estruturar espaços de sala de aula e espaços lúdicos/exterior da escola
- Dinamizar atividade de concentração e foco;
- Enfatizar a atividade física no desenvolvimento social e de aprendizagem efetiva;
- Elaborar guiões de dinamização de sessões/aulas/momentos de promoção da concentração e/ou foco.
Conteúdos
Módulo I – Espaço Escolar
- Como organizar a sala
- Como organizar o espaço exterior
- Equipamentos e mobiliário
Módulo II – Estratégias de dinamização dos espaços
- Processo de organização do espaço educativo;
- O desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica, na aprendizagem e no raciocínio;
- O relacionamento interpessoal (comunicação e diálogo), o relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência).
Módulo III – Psicomotricidade no desenvolvimento infantil
- Aptidões da criança com o corpo, equipamentos e seus pares;
- Noção de movimento e ritmo usando o corpo e instrumentos;
- Concentração e movimento rítmico e coordenação.
Módulo IV – Desenvolvimento da concentração e foco
- Oxigenação do cérebro e concentração;
- Foco e objetividade no raciocínio;
- Aprendizagem e crescimento intelectual;
- Atividade física como motor de integração.
Organização do Curso
Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;
Metodologia Pedagógica:
- Curso com tutoria ativa;
- Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
- Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
- Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
- Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.
Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle
Destinatários
- Educadores de infância;
- Professores;
- Público em geral.
Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).