Resumo

Curso: Liderança – Gerir e Motivar Pessoas

Valor: 75€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais. 

Duração: 36 horas (sessões síncronas e assíncronas)

Formação certificada

Enquadramento

Para uma equipa funcionar da melhor forma é necessário a presença de um bom líder, no entanto a função de liderar é bastante complexa. Os aspetos a ter em conta na prática de uma boa liderança são variados. É fundamental que o tipo de liderança seja adequado aos colaboradores e às equipas. Assim, este curso permite, o aprimoramento das competências de liderança, através de uma comunicação clara, um papel ativo na resolução de problemas e na tomada de decisões, bem como identificação do estilo que melhor se adequa à equipa liderada.

Objetivos

  • Enquadrar o papel da chefia e do líder nos contextos organizacionais atuais;
  • Identificar estratégias de motivação e liderança;
  • Reconhecer a importância da utilização das ferramentas de comunicação;
  • Comunicar eficazmente a todos os níveis;
  • Liderar e motivar os colaboradores para agir, contribuindo com o melhor de si próprios;
  • Resolver problemas e tomar decisões, pensando no todo e agindo caso-a-caso;
  • Conduzir as equipas de forma a garantir bons desempenhos e obter bons resultados.

Conteúdos

Módulo I – Desenvolver um estilo eficaz de liderança

  • Conhecer as características dos diversos estilos e identificar pistas de melhoria do estilo pessoal
  • Saber utilizar o estilo adequado a cada momento, em função do contexto, das situações e das pessoas
  • Praticar uma liderança facilitadora do desenvolvimento e motivação dos colaboradores

Módulo II – Organizar a equipa, garantir os processos de trabalhos e os resultados 

  • Clarificar as missões e os objetivos, definir responsabilidades
  • Fixar objetivos motivantes e realistas
  • Definir as regras: criar referências comuns
  • Informar sobre os resultados
  • Reforçar a coesão da equipa
  • Criar e manter condições para a participação e a iniciativa

Módulo III – Comunicar, informar e motivar

  • Comunicar de forma clara e “transparente”, para estimular a confiança
  • Escutar e suscitar a participação
  • A síntese e a estrutura
  • As perguntas
  • A reformulação
  • A expressão das consequências
  • Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback

Módulo IV – Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional da sua equipa 

  • Assumir o papel do coach: acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador
  • Como elaborar um plano de progresso e assegurar a dinâmica de desenvolvimento
  • Acolher e integrar; formar; elogiar; corrigir; ajudar na resolução de problemas e no alcance dos objetivos

Organização do Curso

Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;

Metodologia Pedagógica:

  • Curso com tutoria ativa;
  • Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
  • Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
  • Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona);
  • Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.

Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle

Destinatários

Coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que tenham funções de chefia, público em geral.

Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

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