Resumo
Curso: Liderança – Gerir e Motivar Pessoas
Valor: 75€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais.
Duração: 36 horas (sessões síncronas e assíncronas)
Formação certificada
Enquadramento
Para uma equipa funcionar da melhor forma é necessário a presença de um bom líder, no entanto a função de liderar é bastante complexa. Os aspetos a ter em conta na prática de uma boa liderança são variados. É fundamental que o tipo de liderança seja adequado aos colaboradores e às equipas. Assim, este curso permite, o aprimoramento das competências de liderança, através de uma comunicação clara, um papel ativo na resolução de problemas e na tomada de decisões, bem como identificação do estilo que melhor se adequa à equipa liderada.
Objetivos
- Enquadrar o papel da chefia e do líder nos contextos organizacionais atuais;
- Identificar estratégias de motivação e liderança;
- Reconhecer a importância da utilização das ferramentas de comunicação;
- Comunicar eficazmente a todos os níveis;
- Liderar e motivar os colaboradores para agir, contribuindo com o melhor de si próprios;
- Resolver problemas e tomar decisões, pensando no todo e agindo caso-a-caso;
- Conduzir as equipas de forma a garantir bons desempenhos e obter bons resultados.
Conteúdos
Módulo I – Desenvolver um estilo eficaz de liderança
- Conhecer as características dos diversos estilos e identificar pistas de melhoria do estilo pessoal
- Saber utilizar o estilo adequado a cada momento, em função do contexto, das situações e das pessoas
- Praticar uma liderança facilitadora do desenvolvimento e motivação dos colaboradores
Módulo II – Organizar a equipa, garantir os processos de trabalhos e os resultados
- Clarificar as missões e os objetivos, definir responsabilidades
- Fixar objetivos motivantes e realistas
- Definir as regras: criar referências comuns
- Informar sobre os resultados
- Reforçar a coesão da equipa
- Criar e manter condições para a participação e a iniciativa
Módulo III – Comunicar, informar e motivar
- Comunicar de forma clara e “transparente”, para estimular a confiança
- Escutar e suscitar a participação
- A síntese e a estrutura
- As perguntas
- A reformulação
- A expressão das consequências
- Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback
Módulo IV – Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional da sua equipa
- Assumir o papel do coach: acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador
- Como elaborar um plano de progresso e assegurar a dinâmica de desenvolvimento
- Acolher e integrar; formar; elogiar; corrigir; ajudar na resolução de problemas e no alcance dos objetivos
Organização do Curso
Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;
Metodologia Pedagógica:
- Curso com tutoria ativa;
- Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
- Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
- Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona);
- Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.
Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle
Destinatários
Coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que tenham funções de chefia, público em geral.
Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).