Resumo
Curso: Inteligência Emocional
Valor: 75€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais.
Duração: 20 horas (sessões assíncronas)
Formação certificada
Enquadramento
Cada vez mais o sucesso depende de outros fatores além da inteligência e espírito de trabalho. As relações interpessoais, a capacidade de trabalho em grupo, a capacidade de ouvir e de se colocar na posição de outros, a capacidade de ouvir a nossa consciência, tornaram-se fundamentais num mundo cada vez mais ligado por redes e em que cada vez mais o trabalho é tarefa de uma equipa. Para ter sucesso, além de inteligência “intelectual” é necessário ter também inteligência emocional.
Objetivos
- Conhecer a motivação própria, para atingir os seus objetivos;
- Reconhecer a importância do controle emocional, autoeficácia, e convicção que se domina os acontecimentos da própria vida e se é capaz de vencer os desafios;
- Reconhecer as emoções dos outros e empatia;
- Identificarem relacionamentos, a base da popularidade, da liderança e da eficácia interpessoal;
- Distinguir os diferentes tipos de emoções e concilia-las;
- Saber aplicar a auto-motivação;
Conteúdos
Módulo I – O que é a inteligência artificial
- As emoções: conhece-las para as controlar
- O impacto da Inteligência Emocional na Gestão da vida Pessoal e Profissional
Módulo II – Como desenvolver a inteligência emocional
- Construção de um perfil individual e de um plano de desenvolvimento pessoal auto-conhecimento
- Implicações e desenvolvimento da auto-consciência emocional
- As competências emocionais-chave: reconhecer para desenvolver: auto-avaliação; auto-regulação; autodomínio e a autoconfiança
- O conhecimento dos outros e a capacidade de empatizar
- A importância do uso de assertividade
Módulo III – Formas de lidar com as diferenças inter-individuais no local de trabalho
- A mais-valia da Inteligência Emocional na habilidade de comunicar
- Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
- Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
- O reforço da capacidade de dinamização de grupos
- Estratégias de motivação de grupos
Organização do Curso
Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;
Metodologia Pedagógica:
- Curso com tutoria ativa;
- Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
- Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
- Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.
Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle
Destinatários
Pessoas em busca de auto-conhecimento e de uma vida mais produtiva, tanto pessoal como profissional. Estudantes universitários, professores, formadores com necessidade de formação contínua, educadores, gestores, quadros técnicos e público em geral.
Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).