Resumo
Curso: Gestão de Conflitos
Valor: 60€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais.
Duração: 20 horas (sessões assíncronas)
Formação certificada
Enquadramento
Nas organizações/empresas nem sempre existe concordância quanto a interesses, pontos de vista e/ou normas de conduta. A compreensão do conflito, a perceção do que está na sua origem e o uso do processo de negociação, como uma forma adaptativa de resolver os múltiplos conflitos interpessoais, promovem a eficácia na sua prevenção e resolução.
Objetivos
- Encontrar as soluções equilibradas para cada parte;
- Saber como lidar com os conflitos;
- Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
- Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
- Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
- Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
- Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito
Conteúdos
Módulo I – Conflito
- Contextualização dos Conflitos – conceitos;
- Causas, dinâmica e consequências dos conflitos.
Módulo II – Tipos de Conflitos e Comunicação
- Efeitos positivos e negativos do Conflito;
- Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo;
- Barreiras à comunicação;
- A importância de utilizar a escuta ativa num processo de gestão de conflitos;
- Estratégias possíveis para lidar com o Conflito.
Módulo III – Aplicações Práticas
- Case Study;
- Análise e considerações finais.
Organização do Curso
Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;
Metodologia Pedagógica:
- Curso com tutoria ativa;
- Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
- Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
- Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.
Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle
Destinatários
Coordenadores de equipas de trabalho e todos os profissionais que tenham funções de chefia, público em geral.
Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).