Ferramentas para a dinamização de conteúdos online para professores e formadores

Resumo

Curso: Ferramentas para a dinamização de conteúdos online para professores e formadores

Valor: 40€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais. 

Duração: 15 horas (sessões síncronas e assíncronas)

A realização da ação está condicionada ao número mínimo de oito formandos.

Formação certificada

Enquadramento

A sociedade requer cidadãos preparados para os desafios constantes que lhes apresenta, colocando novas exigências ao ensino/formação. Estas exigências não passam, somente, pelo apetrechamento das instituições com equipamentos informáticos e ligação à Internet, mas antes, por uma mudança de atitudes e métodos de ensino/aprendizagem.

Através da Internet é possível promover, não só, o acesso a um conjunto vasto de informação mas, também, possibilitar novas formas de colaboração e cooperação no ciberespaço. O desenvolvimento de competências de professores e formadores na utilização de ferramentas web no ensino/aprendizagem/formação, não se resume apenas à utilização online, mas também na dinamização das sessões/aulas presenciais. Capacitar os docentes/formadores para uma nova realidade que surge agora como um desafio premente para toda a população escolar e formativa.

Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Identificar ferramentas web que possibilitem a criação, desenvolvimento e implementação de atividades pedagógicas a serem aplicadas em contexto de sala de aula/formação presencial e à distância.

Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre do impacto das tecnologias na educação e na formação no regime presencial e à distância;
  • Listar, aplicar e explorar ferramentas como suporte didático às atividades propostas pelos professores/formadores nem contexto presencial e à distância;
  • Conceber recursos através do apoio das ferramentas web para ministrar com conteúdos pedagógicos;
  • Desenvolver recursos facilitadores da gestão do conhecimento e da inovação pedagógica.

Conteúdos

Módulo I – O potencial pedagógico das ferramentas web para a educação e formação

  • O valor pedagógico da utilização das ferramentas web para a educação e formação
  • Critérios e componentes de avaliação pedagógica de um produto interativo

Módulo II – Dinamização da Aprendizagem Online

  • Estratégias e situações de aprendizagem online.
  • Design de atividades: da mais simples à mais complexa, tempo para realização, tipo de atividade (individual, grupo), instruções e local para entrega, critérios de avaliação.
  • Tipos de atividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, sway, slideshare, canva, kahoot, mentimer, socrative.
  • Avaliação de atividades de comunicação/interação: implicações dos modelos de interação escolhidos.
  • Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do formador com os formandos (chat e fórum, integração com ferramentas externas: whatsapp, Facebook, Zoom, Teams, Moodle, weduc).

Módulo III – Criação e Utilização de Conteúdos Educativos

  • E-Conteúdo – Temas e subtemas, visual (ler, ver, ouvir), reutilização de conteúdos.
  • Tempo do e-conteúdo, ritmo, sumário, unidades/lições (início, meio e fim -fechamento do e-conteúdo).
  • Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos.
  • Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos (Ferramentas de autor).
  • Vantagens e inconvenientes do recurso a base de dados de conteúdos educativos.
  • Estratégia de comunicação e de interação do conteúdo com o aluno/formando.
  • Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos.

Módulo IVE-Trabalho Prático

  • Simulação da utilização ferramentas web na dinamização de um conteúdo pedagógico

Organização do Curso

Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;

Metodologia Pedagógica:

  • Curso com tutoria ativa;
  • Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
  • Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
  • Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
  • Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.

Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle

Destinatários

Docentes e Formadores

Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

Escolha o seu curso online e comece já a aprender!

Após o registo irá receber no seu email as instruções para efetuar o pagamento.

Tem dúvidas? Contacte-nos e nós ajudamos.