Resumo

Curso: Ferramenta DISC em ambiente escolar

Valor: 22€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais. 

Duração: 18 horas (sessões síncronas e assíncronas)

A realização da ação está condicionada ao número mínimo de oito formandos.

Formação certificada

Enquadramento

A preocupação com o comportamento humano, assim como seus efeitos na sociedade, surgiu na antiguidade, e, até os dias atuais, muitas são as pesquisas e descobertas acrescidas ao conhecimento sobre o indivíduo. Mesmo assim, muito pouco dessas pesquisas tem sido aproveitado de maneira prática pelas empresas e, até mesmo, pelas pessoas em seu dia a dia.

Os mecanismos de defesa estão ao serviço da manutenção do equilíbrio emocional. Quando não estamos preparados ou amadurecidos para enfrentar situações de dor, hostilidade e/ou desprazer com a possibilidade de perda de equilíbrio, eles entram em ação nos protegendo do perigo. Por exemplo, se um aluno não está pronto para enfrentar uma prova e o medo é grande, pode-se dar o caso de se adoecer e, consequentemente, justificar uma hipotética falta. Trata-se de um exemplo típico de doença como mecanismo de defesa para a manutenção do equilíbrio. No cerne, a definição de comportamento está nas ideias de estímulo e resposta. Um conjunto de circunstâncias ou eventos que faz uma pessoa agir ou reagir. No entanto, as pessoas têm diferentes perfis de comportamento, manifestam respostas e reagem de formas diferentes a um mesmo estímulo. Numa mesma situação, podemos esperar que pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes. Na terminologia DISC, o comportamento é identificado pela conjugação dos diversos estilos de respostas de uma pessoa a estímulos variados, define um dado perfil que é evolutivo ao longo da sua vida. A  aplicabilidade da interpretação dos diferentes perfis em ambiente escolar, permite dotar o docente de ferramentas capazes de promover a aprendizagem de forma direcionada e à medida de cada um dos alunos em sala.

O domínio da psicometria e a capacidade de interpretar os diferentes perfis identificados permitirá a obtenção de resultados e de aprendizagem mais efetivos e consolidados.

Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Conhecer a ferramenta DISC e potencialidades;
  • Identificar as vantagens e inconvenientes da aplicação no ensino;
  • Reconhecer metodologias adaptadas à ferramenta, promovendo resultados na aprendizagem;

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver consciência comportamental em ambiente escolar;
  • Promover estratégias de resolução de conflitos em função da ferramenta DISC;
  • Incentivar ambientes construtivos e empáticos como veículos facilitadores de aprendizagem;
  • Estimular relacionamentos saudáveis e felizes como promotores de conhecimento;

Conteúdos

Módulo I – DISC

  • Ferramenta DISC
  • Origem
  • Os diferentes perfis

Módulo II – Características Gerais

  • Perfil D – Decisor
  • Perfil I – Influente
  • Perfil S – Sereno
  • Perfil C – Cumpridor

Módulo III – O Modelo DISC no ensino

  • Estilo dos alunos

Organização do Curso

Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;

Metodologia Pedagógica:

  • Curso com tutoria ativa;
  • Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
  • Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
  • Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
  • Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.

Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle

Destinatários

Docentes e Formadores

Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

Escolha o seu curso online e comece já a aprender!

Após o registo irá receber no seu email as instruções para efetuar o pagamento.

Tem dúvidas? Contacte-nos e nós ajudamos.