Comunicação Oral e Escrita: técnicas e competências para docentes

Resumo

Curso: Comunicação Oral e Escrita: técnicas e competências para docentes

Valor: 37€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais. 

Duração: 25 horas (sessões síncronas e assíncronas)

A realização da ação está condicionada ao número mínimo de oito formandos.

Formação certificada

Enquadramento

Este curso, consiste em desenvolver competências de compreensão e expressão oral e escrita adequadas às exigências da comunicação, em circunstâncias concretas em ambiente escolar. O desenvolvimento da consciência linguística e competências linguísticas alargadas, permitirão compreender a fala e a escrita como práticas sociais e, sem dúvida, a capacidade de relacionar a função representativa da língua com a sua função comunicativa e enunciativa. Com o desenvolvimento das competências de reflexão explícita sobre a língua portuguesa, a comunicação em ambiente escolar beneficiará diretamente a aprendizagem, nas mais  variadas situações de competência de uso orais e escritas. Contudo, o desenvolvimento de competências recetivas (ouvir e ler) e produtivas (falar e escrever), em comunicação oral e escrita, são determinantes para o crescimento individual e de grupo. Numa fase de adaptação, aos vários níveis da sociedade a comunicação surge mais uma vez como um fator diferenciador no cariz e perfil do profissional na área da educação.

Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Conhecer os diferentes tipos de gramática;
  • Identificar padrões de escrita e oralidade;

Objetivos Específicos:

  • Aperfeiçoar competências linguísticas: ortografia; léxico; morfologia e sintaxe;
  • Prestigiar a Língua Portuguesa;
  • Distinguir os tipos de gramática;

Conteúdos

Módulo I – Valorização da Gramática Explícita e Implícita

  • Característica da Teoria Gramatical Explícita
  • Característica da Teoria Gramatical Implícita
  • Teorias gramáticas e empregabilidade

Módulo II – Linguagem e Ideologia

  • Padrões de escrita e oralidade
  • Variação de norma e padrão de sons
  • Graus de formalismo

Módulo III – Linguagem Oral e Escrita

  • Erro concebido pela sociolinguística como variantes linguísticas
  • Preconceitos e as discriminações sociais com a linguagem oral e escrita 
  • Desenvolver a componente léxico-semântica e a consciência sintática

Organização do Curso

Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;

Metodologia Pedagógica:

  • Curso com tutoria ativa;
  • Aprendizagem instrucional direta (síncrona);
  • Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
  • Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona);
  • Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.

Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle

Destinatários

Docentes e Formadores

Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

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