Resumo
Curso: Acessibilidade do Moodle para formadores
Valor: 140€ (isento de IVA)
Condições especiais para grupos e entidades empresariais.
Duração: 40 horas (sessão síncrona e assíncronas)
A realização da ação poderá estar condicionada ao um número mínimo de formandos.
Formação certificada
Enquadramento
Os recursos digitais acessíveis e em diferentes formatos disponibilizados por meio dos sistemas de gestão de aprendizagem, podem propiciar uma experiência de aprendizagem mais inclusiva, de qualidade e equitativa, em que de facto, o direito à educação seja respeitado. Considerando que nem todas as necessidades ou preferências de acessibilidade são facilmente identificáveis ou declaradas pelos formandos e que nem sempre quando identificadas estão disponíveis ou são de conhecimento do formador, a adoção de boas práticas de acessibilidade na oferta de recursos digitais pode minimizar a incompatibilidade entre as necessidades ou preferências e a experiência de aprendizagem oferecida.
Embora o LMS Moodle tenha recebido a certificação de conformidade com as diretrizes de acessibilidade de conteúdo Web nível AA, é possível afirmar que a forma como os administradores e formadores criam os cursos, recursos e atividades, impacta diretamente na acessibilidade.
Espera-se que a utilização das práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no Moodle sejam uma mais-valia para o desenvolvimento das competências digitais dos formadores que utilizam esta plataforma LMS e para a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, para todos.
Objetivos
Objetivos Gerais:
- Desenvolver as competências digitais de acessibilidade e inclusão no contexto da produção e oferta de conteúdos digitais por meio do sistema de gestão de aprendizagem Moodle.
Objetivos Específicos:
- Refletir sobre a importância da acessibilidade digital;
- Reconhecer e aplicar as diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web;
- Desenvolver recursos no Moodle (TM) cumpridores dos requisitos da acessibilidade digital;
Conteúdos
Módulo I – Acessibilidade Web
Unidade 1 – Usabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Educação para todos
Design Universal para Aprendizagem (UDL)
Unidade 2 – Padrões e normas Internacionais de acessibilidade na Educação a distância
Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu)
Norma ISO/IEC 24751
Unidade 3 – Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo WEB (WCAG)
Conhecendo a WCAG
Módulo II – Produção de conteúdos e documentos acessíveis
Unidade 1 – Boas práticas na produção de recursos e conteúdos digitais acessíveis
Recursos e Conteúdos Digitais Acessíveis
Imagem, Texto e Vídeo
Unidade 2 – Tecnologias Assistivas (Produtos de Apoio)
Agente de Usuário (Acessibilidade dos Navegadores)
Softwares e Periféricos
Unidade 3 – Testes de Acessibilidade
Testes de Acessibilidade – Manuais x Automatizados
Utilizando o leitor de ecrã como ferramenta de testes de acessibilidade
Módulo III – Acessibilidade no Moodle
Unidade 1 – Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS)
Acessibilidade Digital dos LMS
Plugins de Acessibilidade do Moodle
Unidade 2 – Conformidade de Acessibilidade do Moodle
Modelo Voluntário de Acessibilidade em Produto (VPAT)
Acreditação de conformidade de acordo com a WCAG 2.1
Unidade 3 – Relatório de conformidade de Acessibilidade do Moodle
Grau de conformidade do Moodle (WCAG 2.0 e WCAG 2.1)
Módulo IV – Práticas recomendadas
Práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no MOODLE
Organização do Curso
Curso com grupo/colaborativo ou curso individual;
Metodologia Pedagógica:
- Curso com tutoria ativa e aprendizagem instrucional direta (síncrona): Na sessão síncrona (online com o tutor) será feita a apresentação e enquadramento da metodologia adotada e dos conteúdos que serão trabalhados. Esta sessão será agendada de acordo com a disponibilidade do formando e tutor.
- Aprendizagem baseada em atividades (assíncrona);
- Aprendizagem baseada em estudos de casos (assíncrona).
- Metodologia Expositiva (com recurso a diapositivos, utilizando o powerpoint, sway, pdf e vídeos) e ativa (com apelo à participação e ao trabalho colaborativo entre os participantes) através de fóruns e partilha de experiências.
Plataforma e Ferramentas Comunicação: Moodle
Destinatários
Docentes e Formadores
Formação certificada: A 2Siglas, Lda. garante aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um Certificado de Formação Profissional (portaria no 474/2010), emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO).
“A palavra Moodle e os logotipos Moodle associados são marcas comerciais ou marcas registadas da Moodle Pty Ltd ou de suas afiliadas relacionadas.”