NIBAP

A criação do NIBAP resulta de uma velha ambição da empresa DUAS SIGLAS em fazer a diferença nos setores agroalimentar e biotecnologia. A DUAS SIGLAS tem como objetivo constituir um pólo de investigação e de desenvolvimento de ideias, criação/promoção do conhecimento e que promova o acesso a um conhecimento diferenciado relativo às ciências agrárias e à biotecnologia verde.

A ideia do projeto foi consolidada em outubro de 2018, com a aprovação de um projeto IDT em Co-promoção com a Universidade do Algarve. Em conjunto com o conhecimento técnico e científico dos docentes da UALG e com o conhecimento do tecido empresarial da empresa, foi possível estabelecer parcerias e contatos como forma de disseminação do conhecimento e inovação.

O NIBAP aposta em conteúdos diferenciados que passam por identificar as oportunidades que a ciência e tecnologia podem trazer aos empresários dos setores agrícola e agroalimentar, nomeadamente, a divulgação de novas tecnologias, com aplicação no território nacional e em regiões onde o investimento português seja relevante. O NIBAP irá apostar na divulgação da investigação científica em ciências agrárias.

Valorização e conservação dos recursos endógenos agrícolas e alimentares. Inovação e preservação dos saberes adaptados às necessidades atuais.

Projetos

1. Reabilitação de áreas ardidas – caracterização e avaliação das zonas ardidas, para a determinação do estado de recuperação da zona e formas de intervenção.

2. Impacto das práticas culturais na disseminação de doenças – a realização de práticas culturais está diretamente associada à disseminação de doenças em zonas agrícolas e/ou florestais.

3. Determinação do estado de maturação de produtos frutícolas por métodos não invasivos – a avaliação do estado de maturação dos frutos, requer de forma tradicional a destruição do fruto e, do ponto de vista estatístico, uma sub-representação da população da fruta presente no lote a analisar. O desenvolvimento de sistemas não invasivos para a avaliação da maturação da fruta constituirá uma forma de melhorar essa avaliação, ao permitir uma análise mais abrangente.

4. Controlo e avaliação do estado de maturação de espécies frutícolas em pomares – a avaliação da curva de maturação de uma dada espécie fruteira, permite a organização das práticas culturais e por sua vez a otimização dos recursos associados à produção. Essa avaliação pode fazer-se levando em conta uma série de técnicas, incluindo as técnicas não invasivas descritas acima e métodos estatísticos para descrever a evolução temporal de uma população de frutos.

Nesse contexto, consideramos que os temas abordados na biotecnologia, agrotecnologia e engenharia rural cruzam-se e não se esgotam nestas três áreas estanques.

Abordagem da investigação de ponta em biotecnologia, com ênfase nas aplicações na agricultura, floresta e alimentação.

Desde culturas negligenciadas ou recuperadas a técnicas de agricultura biológica e também formas de obter benefícios a partir dos avanços tecnológicos.

Avanços em agricultura de precisão, mecanização, irrigação, informação geográfica ou tecnologias remotas.

Pretende contribuir para a investigação do NIBAP?

Serviços

1. Rega – apoio às instalação e certificação do sistema de rega em instalações agrícolas;

2. Apoio ao parque de máquinas agrícolas – verificação das condições dos equipamentos agrícolas e cumprimento da legislação para a utilização das máquinas, nomeadamente circulação na via pública e formação profissional aos operadores;

4. Abelhas e Mel – Estudo da classificação da zona com aptidão potencial para a produção de mel;

5. Estudos de viabilidade de projetos na área agroalimentar;

6. Estudos de viabilidade de projetos na área agrícola.

Projeto Portugal 2020 – ALG-01-0247-FEDER-037303 – Núcleo de Investigação em Biotecnologia e Agricultura de Precisão

A instalação do Núcleo de I&DT em co-promoção com o CEOT da Universidade do Algarve com vista à investigação de novos serviços responde diretamente aos objetivos estratégicos definidos pela empresa, realizado a partir de maio de 2018 até outubro de 2021.

Poderão consultar as ficha de projeto aqui.

Os nossos serviços interessam-lhe?

Pretende contribuir para a investigação do NIBAP?