Como preparar uma entrevista online

Desde o início da pandemia que várias empresas que, como estratégia de segurança dos seus colaboradores, viram-se obrigadas a trabalhar a partir de casa.

Perante todas as mudanças às quais nos tivemos de adaptar devido à pandemia da Covid-19, a ligação ao digital foi umas das que mais se intensificou. A digitalização dos processos permitiu o aumento do recurso às formações online, a adesão ao regime de teletrabalho e até incluiu o processo de recrutamento e seleção de colaboradores.

Com a necessidade de isolamento social também as entrevistas de recrutamento passaram a serem realizadas online.

No entanto, realizar uma entrevista pela internet, apesar de parecer algo simples e descomplicado, requer algum conhecimento, preparação e técnicas.

Conheça 6 técnicas que irão ajudá-lo a preparar-se para uma entrevista de emprego realizada online.

  1. Faça testes prévios

Antes de iniciar a entrevista, faça um teste ao programa que vai ser utilizado, verifique o som e a câmara do seu computador. Verifique, também, as condições de iluminação do ambiente e a área em que se encontra.

  1. Garanta uma boa conexão com a internet

Quanto estiver a testar a plataforma, teste igualmente a sua internet. É muito importante que os participantes o consigam ver e ouvir bem enquanto comunicam.

  1. Cuide da sua aparência

Tal como devemos ter em atenção o ambiente em que a entrevista decorre, também a roupa, os acessórios, a barba e o cabelo deve ser cuidados. Uma boa impressão é importante tanto na entrevista presencial como na entrevista online.

  1. Desativar notificações de outras plataformas/aplicações

É importante desativar as notificações das suas redes sociais, de maneira a estar completamente focado na entrevista, não existindo a tentação de olhar para um outro ponto do ecrã. É igualmente importante silenciar o seu telemóvel.

  1. Faça pequenas anotações

Estando num contexto de entrevista de emprego, torna-se essencial fazer pequenas anotações sobre detalhes que não podem ser desconsiderados. Lembre-se de ter sempre um papel e uma caneta à mão.

  1. Tenha em atenção ao delay

A tecnologia também apresenta as suas falhas. Nas entrevistas por vídeo, é muito comum existir algum delay. Assim, para controlar esta falha, opte por falar mais pausadamente e dê tempo para a outra pessoa lhe responder. Saiba falar e ouvir com calma.

 

A par de todas estas indicações, não se esqueça de manter a calma e respirar fundo antes de iniciar a entrevista. É normal que sinta algum nervosismo, mas não deixe que isso tenha influência na sua prestação.