Dificuldades em manter os melhores talentos na empresa? Evite os 6 erros mais cometidos

Sente que está com dificuldade em segurar os melhores talentos na sua empresa?

Implementar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, uma vez que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos.

O que é a retenção de talentos?

De um modo geral, a retenção de talentos consiste num conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas com o objetivo de garantir que os seus profissionais acima da média permaneçam nela por muito mais tempo. A retenção de talentos é realmente importante para a sobrevivência da empresa e considerada um desafio na maioria das organizações, mesmo naquelas que estão mais bem estabelecidas no mercado. Saiba que aspetos pode estar a negligenciar.

Tendo em conta um novo paradigma de trabalho, a Michael Page aponta seis razões pelas quais pode estar a perder os seus melhores profissionais para empresas concorrentes:

  1. Não prestar atenção ao colaborador como indivíduo: numa grande empresa poderá ser fácil cair no erro de tratar os colaboradores como mais um. Para evitá-lo, deverá reservar tempo para receber feedback individual dos colaboradores, ouvindo cada uma das suas sugestões e preocupações;
  2. Excesso de burocracia: a existência de processos de tomada de decisão demasiado lentos e complexos podem desmotivar os profissionais;
  3. Falta de desenvolvimento de carreira e de compromisso: o salário deixou de ser o benefício que mais pesa para os colaboradores. Nos dias de hoje, a grande maioria valoriza a progressão na carreira e o desenvolvimento contínuo.
  4. Falha ao detetar conflitos: numa organização com vários funcionários, os conflitos podem, por vezes, passar despercebidos e não ser resolvidos porque os líderes não tomaram conhecimento deles. Uma solução poderá ser realizar questionários de satisfação anónimos a todos os colaboradores.
  5. Má comunicação: lembre-se que os profissionais precisam de estar felizes para levar o negócio para a frente. Isso só é possível quando se estabelece uma visão clara sobre o futuro da organização. Comunique e promova os objetivos da empresa.
  6. Má liderança: um líder ineficaz é uma das razões que mais levam os profissionais a procurar novos desafios.

 

Fonte: Human Resources Portugal