2020 – o Ano Internacional da Fitossanidade

A Assembleia Geral da ONU aprovou, no passado dia 20 de dezembro de 2019, uma resolução que proclama o ano 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

Esta iniciativa, proposta pela Finlândia em 2015, tem como objetivo “aumentar o reconhecimento, entre o público em geral e os decisores políticos, da importância de plantas saudáveis e da necessidade de as proteger, para se conseguir atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, instituídos pela ONU. De acordo com os promotores da iniciativa, as pragas e as doenças das plantas são responsáveis, a cada ano, pela perda de até cerca de 40 por cento das culturas alimentares no Mundo.

Segundo a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, “espera-se assim aumentar o reconhecimento geral sobre a importância da sanidade vegetal para a concretização do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

O Ano Internacional da Fitossanidade é, também, considerado como “uma iniciativa chave para destacar a importância da saúde das plantas para aumentar a segurança alimentar, proteger o ambiente e a biodiversidade e impulsionar o desenvolvimento económico”.

Pode consultar aqui um documento que explica em detalhe os objetivos e o contexto desta iniciativa.

 

Fonte: Confagri

Agricultura e Mar