5 dicas para evitar distrações no trabalho

Conseguir manter a concentração no seu local de trabalho pode ser uma tarefa difícil. Ou são os telefones a tocar, emails, alertas de calendário, colegas a conversar e a falar ao telefone ou simplesmente a circularem pelo open space. Não esquecendo que, por vezes, nos distraímos a nós próprios com mensagens, redes sociais e conversas quotidianas.

De acordo com a consultora Robert Walters, as cinco dicas que irão ser apresentadas de seguida irão ajudá-lo a minimizar as distrações ao longo do dia e manter a concentração no que é importante!

 

1 – Tarefas longas e complexas? Divida-as em blocos mais fáceis de gerir

As tarefas grandes podem parecer assustadoras, e, consequentemente, levar a interrupções mais frequentes, reduzindo a produtividade. Dividir projetos em tarefas mais pequenas, que requerem menos tempo, pode tornar o objetivo final mais viável. Geralmente, as tarefas menores são mais fáceis de enfrentar, havendo uma maior probabilidade de se permanecer no caminho certo para concluir a tarefa principal.

 

2 – Bloqueie distrações online

Distrai-se a fazer scroll nas redes sociais ou nos seus blogues preferidos enquanto devia estar a trabalhar? As apps anti distrações como a Antissocial ou a Stay Focused, podem bloquear o seu acesso a sites específicos por períodos de tempo previamente definidos garantindo que, mesmo que tente, não conseguirá distrair-se com coisas alheias ao trabalho.

 

3 – Trabalhe com os colegas mais produtivos

Pode parecer óbvio, mas rodear-se das pessoas mais produtivas no seu trabalho pode fazer com que também se torne mais produtivo. Ao sentar-se ao lado de alguém mais focado, vai sentir-se inspirado para fazer o mesmo, reduzindo probabilidade de ser interrompido desnecessariamente.

 

4 – Estabeleça limites com colegas que causam distração

Por outro lado, se trabalhar ao lado de colegas que se distraem com muita facilidade, estabeleça limites com eles para que estes fiquem conscientes de quando precisa de se concentrar numa tarefa que tem de terminar. Pode até estabelecer uma previsão do tempo que precisa para isso, se considerar necessário ou se o seu colega lhe perguntar.

 

5 – Crie espaço para intervalos

É importante fazer pausas regulares para dar um descanso ao seu cérebro e recarregar baterias, nem que seja levantar-se para ir buscar um café ou espreguiçar-se um pouco. Por exemplo, dar um passeio no parque ou passar algum tempo ao sol com outros colegas ou amigos na sua hora de almoço poderá ajudá-lo.

 

Fonte: INFORH