Corticeira Amorim e Quercus juntas numa iniciativa para incentivar a reflorestação em Portugal

No próximo sábado, dia 23 de novembro, a partir das 10h, mais de 100 voluntários da Corticeira Amorim juntam-se aos representantes da Quercus para realizarem a plantação de cerca de 2 000 sobreiros. A iniciativa será realizada na Herdade Castelo de Arez, localizada em Alcácer do Sal, propriedade da Santa Casa da Misericórdia desta região.

Há 8 anos que os voluntários da Corticeira colaboram nesta iniciativa, associada ao projeto Green Cork da Quercus, contribuindo para a plantação em Portugal de mais de 20 000 árvores autóctones, predominantemente de sobreiros.

Neste âmbito, a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim lançaram, novamente, este ano a campanha de recolha de rolhas, distribuindo 500.000 “rolhinhas” pelos clientes das lojas Continente. Esta iniciativa, que pretende incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, já permitiu recolher cerca de 84 milhões de rolhas, desde o ano de 2008.

Florestas de Sobro

O sobreiro foi eleito a árvore nacional de Portugal desde 2011. É uma espécie florestal autóctone que se distribui pela zona ocidental da região Mediterrânica, destacando-se como um ecossistema florestal singular, extremamente rico em termos de biodiversidade.

Estas florestas desempenham funções muito importantes na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico e na qualidade da água e na produção de oxigénio. Dado o seu crescimento lento – com um ciclo de vida que ultrapassa os 200 anos – os sobreiros têm um papel relevante na retenção de dióxido de carbono, característica que se estende também aos produtos de cortiça e que se prolonga com a sua reciclagem.

Fonte: AGROPORTAL