Utrecht promove a biodiversidade com jardins nas paragens de autocarros

A cidade holandesa de Utrecht transformou as paragens de autocarro em verdadeiros santuários para as abelhas, favorecendo a biodiversidade e melhorando a qualidade do ar.

Segundo os dados, Holanda tem 358 espécies de abelhas, mas, mais de metade delas estão em perigo de extinção. Tendo em conta esta realidade, a cidade decidiu remodelar 316 das suas paragens de autocarros, que contam agora com coberturas verdes. Assim, além de melhorarem a qualidade do ar, as “coberturas verdes” pretendem preservar a biodiversidade da cidade.

Os pequenos jardins, presentes nas coberturas das paragens são constituídos por suculentas, um tipo de planta conhecida por armazenar a água da chuva, capturar partículas de poeira do ar e refrescar o ambiente.

As abelhas têm um papel muito importante no equilíbrio dos ecossistemas e os pequenos jardins nos tetos das paragens são ideais para atraírem estes e outros polinizadores.

O sistema das coberturas verdes é já utilizado em vários centros urbanos, um pouco por todo o mundo, visando melhorar a qualidade do ar e servir como um sistema de refrigeração natural nos dias de mais calor.

Além dos tetos verdes, as paragens de autocarro desta cidade contam, ainda, com iluminação LED, bancos feitos com bambu e os moradores com 10 novos autocarros elétricos em circulação. Até ao final de 2019, Utrecht quer ter 55 veículos elétricos na estrada e toda a frota atual substituída até ao ano de 2028

 

 

Fonte: Público