Cerca de 13% da população portuguesa tem Diabetes

Portugal registou, no ano de 2018, entre 605 a 618 novos casos de diabetes por cada 100 000 habitantes. Efetuando uma comparação com os anos anteriores, verifica-se uma tendência para a estabilização da incidência da diabetes em Portugal desde 2008.

De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), em 2018, a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa em idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos foi de 13,6% e cerca de 80% dos casos de diabetes são diagnosticados sem qualquer suspeita prévia, avançou a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma)

A Diabetes é uma situação clínica muito frequente em Portugal. É uma doença crónica caracterizada pela incapacidade do organismo em utilizar a sua principal fonte de energia, a glucose (açúcar) e tem como consequência o aumento dos níveis de glucose no sangue (glicemia). A diabetes pode ser algo controlado, dependendo tudo de um diagnóstico atempado e controlo adequado.

Uma das principais formas de tratamento da Diabetes passa por uma alteração do estilo de vida e, consequentemente, pela adoção de hábitos saudáveis, como por exemplo, uma boa alimentação e a prática de exercício físico.

De acordo com a Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal (APDP), “o exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios”.

O Dia Mundial da Diabetes, instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome Unidos pela Diabetes, em 2006.

 

Fontes:

Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal (APDP)

Jornal Médico