Ministra da Agricultura realça a importância de uma aliança entre a agricultura tradicional e a tecnologia

“A digitalização da agricultura é essencial para a competitividade e sustentabilidade”, afirmou Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, na sua visita à Web Summit 2019 a três startups ligadas à agricultura com um forte crescimento em Portugal

Tal como salientou, “a tecnologia é (…) importante na afirmação da pequena agricultura, de modos de produção mais ecológicos, na promoção do empreendedorismo em territórios rurais com menores densidades populacionais, alicerçando o desenvolvimento e a coesão territorial, sendo crucial para promover a conectividade e criando condições para a inclusão social”.

Um exemplo de inovação encontra-se presente na empresa Farmcloud, uma empresa de produção animal, que criou um sistema que possibilita a centralização de dados de equipamentos de vários fabricantes em tempo real e já tem presença nos mercados da Rússia, do Chile, do Brasil, entre outros.

Shimejito, uma empresa que transforma qualquer espaço numa estufa de cogumelos, é um outro exemplo de aliança entre a agricultura tradicional e a tecnologia.

A terceira startups visitada pela Ministra foi a empresa Soilvitae, uma empresa que tem como fim prestar investigação e serviços em soluções biológicas para a agricultura.

Para Maria do Céu Albuquerque, “a tecnologia pode ser um complemento fundamental na construção de mais e melhores resultados, na garantia de uma gestão mais equilibrada e sustentável, no aumento do alcance do que se faz por cá e na aproximação a outros mercados”.

 

Fonte: AGROTEC