Dia Mundial da Saúde Mental

No ano de 2018, o relatório Health at a Glance, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), colocou Portugal no quinto lugar de entre os países da União Europeia, como o país que regista mais casos de doenças mentais, destacando-se, de entre estes problemas, a depressão e a ansiedade.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é uma prioridade.

De acordo com um estudo norte-americano, as pessoas que praticam exercício físico, seja em ginásio, seja apenas na realização de tarefas domésticas, podem ser mentalmente mais saudáveis do que as pessoas não praticam qualquer tipo de atividade física no seu dia-a-dia. Tal como salienta o investigador Adam Chekroud, “as pessoas que se exercitam têm melhor saúde mental do que as que não o fazem, especialmente as que se exercitam de três a cinco vezes por semana, cerca de 45 minutos”.

De facto, apesar de atualmente se registar que mais de 593 mil pessoas praticam exercício físico, este número ainda se encontra longe da meta de um milhão que o setor do fitness definiu até 2021.

E você, já praticou exercício hoje?

 

Fontes:

Público

Jornal de Notícias