Já ouviu falar em Experiência do Candidato?

Todas as empresas têm processos de recrutamento e todos esses processos têm relação com candidatos que, se pensarmos bem, podem vir a ser “recém-colaboradores”.

O processo inicia-se para ambos com a publicação de uma oferta de emprego e os candidatos tornam-se, assim, os primeiros “clientes externos” da empresa. Este será, então, o primeiro contacto que o candidato terá com a empresa.

Durante todo o processo de recrutamento cabe à empresa, para além de conhecer as competências do candidato para o cargo, dar a conhecer o melhor da sua empresa – uma boa experiência para o candidato durante este processo é uma característica diferenciadora das organizações.

Há, por isso, que investir na imagem da empresa, ou seja, o Employer Branding.

Fique com estes conselhos práticos para aplicar na sua empresa e atrair mais talentos:

  1. Crie uma página de carreiras dinâmica e apelativa;
  2. Reveja e recicle os descritivos das suas ofertas de emprego;
  3. Informe os seus candidatos de como irá ocorrer todo o processo de recrutamento;
  4. Seja transparente;
  5. Atualize as redes sociais da empresa;
  6. Inclua os atuais colaboradores nos processos de recrutamento;
  7. Faz entrevistas de saída

Não se esqueça, candidato hoje colaborador amanhã.