CONDUZIR E OPERAR TRATOR EM SEGURANÇA

Dada à elevada taxa de sinistralidade, associada à condução de tratores, e ao antigo e degradado parque de máquinas nacional. Em dezembro de 2017 foi publicado o DL nº157/2017 que exige a realização do curso de formação profissional de Conduzir e Operar Trator em Segurança.

Estes cursos tem a duração de 35 Horas e são devidamente homologados pela DRAP e posteriormente aceite pelo IMT para averbamento na carta de condução.

No passado dia 01/03/2019 foi publicado o Despacho nº1819/2019 introduz a obrigatoriedade de frequência de ação de formação, com vista à melhoria da segurança rodoviária para os titulares da carta de condução válida da categoria B que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e os titulares da carta de condução válida das categorias C e/ou D que pretendam conduzir veículos agrícolas das categorias II e I.

Até 2021 as autoridades andaram nas estradas no sentido de sensibilizar e educar os condutores de tratores para a obrigatoriedade da realização da formação, contudo, caso ocorra um acidente, o condutor (caso não tenha a formação) não reúne todas as condições para poder conduzir, ficando assim posto em casa a cobertura do seguro.