- 2019/03/21
- Publicado por: Mafalda Sales-Gomes
- Categorias: Consultoria, Desenvolvimento pessoal, Formação de formadores, Informações, Recursos Humanos

É recorrente que, durante os processos de recrutamento, a maioria das empresas debate-se com alguns problemas e enfrenta alguns desafios:
- Não conseguem encontrar candidatos rapidamente;
- Não encontram candidatos qualificados para a função.
Mas… e se o problema for mesmo a ausência de uma estratégia que defina e oriente o processo de recrutamento?
Considerando o “The Undercover Recruitment” estas são as 3 premissas essências na estratégia de recrutamento:
1. Pesquisar
Candidatos: como os candidatos-alvo costumam procurar emprego? que tipo de conteúdo os atrai e o que esperam numa carreira profissional?
Meios: quais os canais existentes que pode utilizar para atrair candidatos e quais alcançam o seu público-alvo;
Employer branding: aquilo que os seus funcionários e candidatos em geral pensam e/ou dizem sobre a empresa enquanto empregadora.
2. Planear
Criação de um plano para o ajudar ao longo do restante processo onde deverá reflectir sobre:
– definição de cada segmento da sua audiência;
– canais que irá utilizar para colocar os seus anúncios;
– como irá estruturar os seus anúncios para criar impacto;
– que canais irá utilizar para alcançar mais candidatos;
– quais as melhores alturas do ano para recrutar.
3. Medir
A parte mais importante de qualquer estratégia é conseguir medir os resultados obtidos ao longo de todo o processo de recrutamento. Para conseguir avaliar o sucesso da sua estratégia deve conseguir medir:
– O custo por candidatura;
– O custo por recrutamento;
– Qual o prazo para recrutar;
– As visualizações e as candidaturas de cada meio.
– Benefícios de criar uma estratégia
Assim, a principal vantagem de conseguir definir uma estratégia é perceber quando algo não está a acontecer como se pretendia. A realização de pesquisas, a definição de objectivos e a avaliação de métricas permite que as empresas entendam que o que se definiu está em conformidade com o que efectivamente está a ser desenvolvido, e se a empresa está no caminho certo para encontrar o melhor talento.