É recorrente que, durante os processos de recrutamento, a maioria das empresas debate-se com alguns problemas e enfrenta alguns desafios:

  1. Não conseguem encontrar candidatos rapidamente;
  2. Não encontram candidatos qualificados para a função.

Mas… e se o problema for mesmo a ausência de uma estratégia que defina e oriente o processo de recrutamento?

Considerando o “The Undercover Recruitment” estas são as 3 premissas essências na estratégia de recrutamento:

1. Pesquisar

Candidatos: como os candidatos-alvo costumam procurar emprego? que tipo de conteúdo os atrai e o que esperam numa carreira profissional?

Meios: quais os canais existentes que pode utilizar para atrair candidatos e quais alcançam o seu público-alvo;

Employer branding: aquilo que os seus funcionários e candidatos em geral pensam e/ou dizem sobre a empresa enquanto empregadora.

2. Planear

Criação de um plano para o ajudar ao longo do restante processo onde deverá reflectir sobre:

– definição de cada segmento da sua audiência;

– canais que irá utilizar para colocar os seus anúncios;

– como irá estruturar os seus anúncios para criar impacto;

– que canais irá utilizar para alcançar mais candidatos;

– quais as melhores alturas do ano para recrutar.

3. Medir

A parte mais importante de qualquer estratégia é conseguir medir os resultados obtidos ao longo de todo o processo de recrutamento. Para conseguir avaliar o sucesso da sua estratégia deve conseguir medir:

– O custo por candidatura;

– O custo por recrutamento;

– Qual o prazo para recrutar;

– As visualizações e as candidaturas de cada meio.

– Benefícios de criar uma estratégia

Assim, a principal vantagem de conseguir definir uma estratégia é perceber quando algo não está a acontecer como se pretendia. A realização de pesquisas, a definição de objectivos e a avaliação de métricas permite que as empresas entendam que o que se definiu está em conformidade com o que efectivamente está a ser desenvolvido, e se a empresa está no caminho certo para encontrar o melhor talento.