AMBIENTE DE TRABALHO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS POSITIVAS

O clima relacional nas empresas é um fator importantíssimo a considerar na área da gestão de pessoas. Quanto mais positivo, naturalmente que também a motivação, e por consequência a produtividade, é maior, contribuindo obviamente para o sucesso do negócio.

Todavia, não é linear a manutenção de um ambiente considerado positivo para o funcionamento harmonioso de uma empresa.

Como podemos então criar um ecossistema ideal, neste sentido?

O que devemos considerar em primeiro lugar, é que este deve ser um compromisso de todos, para todos.

Partilhamos algumas ideias que decorrem da nossa experiência com os nossos clientes:

  1. COMUNICAÇÃO: seja entre departamentos, colaboradores e chefia. Quem lidera deve estar preparado e formado, para gerir comportamentos, ouvir os colaboradores e lidar adequadamente com situações de stress. Este envolvimento e partilha proporcionará as condições ideais para a criação de um ambiente que permite melhorias no funcionamento da empresa;
  2. FORMAÇÃO: permite antecipar e responder estrategicamente à mudança, tornando a empresa mais competitiva no mercado onde atua. A formação permite a partilha e aquisição de conhecimentos e competências. Esta partilha poderá ser conduzida ou da responsabilidade dos líderes das equipas, aumentando assim as possibilidades de criação de laços e sentido de pertença;
  3. PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: com a participação em atividades solidárias, a organização beneficiará o meio ambiente e/ou a sociedade, ao mesmo tempo que favorece a formação de equipas, partilhando atividades que geram um impacto positivo;
  4. ESPAÇO DE TRABALHO: espaços abertos, flexíveis e partilhados tendem a proporcionar um ambiente mais tranquilo, colaborativo e produtivo;
  5. COLABORAÇÃO VS COMPETIÇÃO: é muito importante dotar os colaboradores de mecanismos que permitam a colaboração nas equipas e não a competição. A ideia do propósito comum, nunca deve ser esquecido ou menosprezado, em momento algum, sob pena de limitar a eficácia da empresa;
  6. FEEDBACK: dar retorno, alimentar a melhoria contínua e reforçar positivamente a realização de uma tarefa são aspetos fundamentais, quando pretendemos manter a motivação dos nossos colaboradores.