Otimização dos Recursos Humanos numa empresa

A área dos Recursos de Humanos numa empresa tem um papel fundamental.

No entanto, possui uma série de tarefas operacionais e estratégicas essenciais que precisa de assegurar. Nas últimas décadas deixou de ser apenas um departamento burocrático que gere os gastos com os Colaboradores e tornou-se uma área estratégica de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa. Esta contribui para o alcance de resultados financeiros positivos. Esta evolução ocorreu da necessidade da otimização dos processos dos RH de acordo com as exigências do mercado, sempre mais e mais competitivo! Uma equipa bem definida e organizada, com descrição de funções bem definidas e amplamente divulgada reduz custos e torna-se mais produtiva.

Na organização e definição das funções, deve-se ter em conta o perfil do colaborador, experiência profissional, tendo sempre isso em conta, para que a saída de um colaborador não implique um impacto no desempenho dos demais.

Deve-se ter sempre em atenção a definição das funções, a redundância, pois significa desperdício de mão de obra. Na organização dos recursos disponíveis recomenda-se definir os objetivos e a forma de melhor obter o aproveitamento destes recursos. Poucos recursos bem aproveitados podem fazer com que a empresa reduza custos e aplique estes em novos investimentos. Para além da organização dos RH, a comunicação interna representa mais um elemento estrutural na condução do sucesso da empresa. A falha da comunicação/informação perdida pode trazer prejuízos incalculáveis, na empresa. Podemos aumentar o lucro sem grandes gastos, simplesmente reduzindo custos através de uma reorganização da estrutura interna.